Entenda o seu Processo – veja como funciona um processo judicial.

Introdução

  Nossa intenção com esta página é ajudar a população em geral a entender o funcionamento de um processo judicial, por tanto, é essencial que você usuário em dúvida envie suas perguntas para que possamos melhorar a página. Aos profissionais do direito avisamos que os termos utilizados não são técnicos e que o documento é geral e abrangente não se prestando como conteúdo técnico para estudo.

o que significa não entendo meu processo justiça como funciona um processo judicial quero entender o meu processo dicionário termos jurídicos jurisdiquês linguagem jurídica forense etapas processuais andamento processual



Processo

  Quando você entra na justiça inicia-se um processo, durante o qual se ouvirão as partes (autor e réu), se realizarão provas se for o caso, e ao final se teremos uma decisão.

Tipos de Processos

  Podemos dizer que existem basicamente quatro tipos de processo:

  ●Cautelar : Serve para proteger com urgência algo. (Colocar as laranjas na geladeira.)

  ●Conhecimento : Neste tipo se verifica qual das partes tem razão em relação a alguma coisa. (Quem é o dono das laranjas?)

  ●Liquidação : Procura-se mensurar o direito. (São quantas laranjas?)

  ●Execução : Através do qual se busca o que já é seu de direito. (Pegar as laranjas.)

  Importante dizer que as vezes para conseguir algo temos de enfrentar todos estes processos:

Um exemplo: Tenho um financiamento de veículo e estou prestes a sofrer busca e apreensão, o que se faz:

- Entra-se com uma ação pedindo que cautelarmente o juízo mantenha o cliente com o carro.

- Discute-se em um processo de conhecimento as claúsulas do contrato.

- Calcula-se o débito ao crédito das partes de acordo com a decisão do processo de conhecimento em um processo de liquidação;

- Entra-se com um processo de execução para buscar os valores, liberar o carro etc.



Dicionário

O presente guia serve de referência para consultas ao seu processo e para entender o que acontecerá durante a tramitação do seu requerimento na justiça.

Acórdão: decisão do tribunal sobre o pedido.

Agravo de Instrumento: Recurso contra decisão do juiz que deferia ou indefira algum pedido da parte ao longo do processo. Este recurso será julgado nos Tribunais.

Aguarda Providência de Terceiros: Quando o juiz esta aguardando que alguém que não faz parte do processo tome alguma providência em relação ao processo. Ex. Aguarda o perito juntar documentos.

Aguardando Publicação: Todas as decisões judiciais que ocorrem no decorrer de um processo devem ser publicadas no diário oficial. Isto serve para dar conhecimento as partes e procuradores do teor das decisões e marcar a abertura do prazo das partes e dos procuradores para se manifestarem, cumprirem determinada ordem ou ato, ou ainda recorrerem da decisão tomada pelo juízo, conforme o caso. Desta forma, quando aparece na movimentação processual – aguardando publicação –  significa que determinada decisão foi encaminhada para ser publicada no diário oficial, mas ainda não foi publicada.

Antecipação de tutela : Pedido feito para o juiz que antecipe os efeitos da sentença já para o início do processo.

Apelação: Recurso cabível contra decisão final do juiz (sentença). Este recurso é julgado pelo Tribunal.

Assistência Judiciária Gratuita – A.J.G.: é o pedido que algumas vezes é feito no processo para dispensa do pagamento das custas judiciais. Quando a pessoa recebe AJG ela não precisa pagar nenhuma custa processual (valores cobrados pela justiça), bem como fica dispensada dos honorários de sucumbência (honorários que deve pagar para  advogado da outra parte caso perca a ação). Cabe chamar atenção que assistência judiciária gratuita não significa justiça gratuita, pois enquanto esta última se refere a prestação do serviço público executado através das defensorias públicas, a AJG pode ser obtida inclusive por pessoas defendidas por advogados particulares, os quais terão direito a honorários.

Carga – processo em carga : é quando o advogados de uma das partes esta com o processo em seu escritório.

Cartório: É o lugar no fórum responsável pela tramitação de determinado processo.

Citação: ato judicial pelo qual o réu é citado para responder, para se defender do pedido do autor feito na inicial através de uma contestação.

Cumprir despacho: é quando o juiz manda que o cartório judicial faça alguma coisa, ex. publicar nota de expediente, numerar as folhas do processo, expedir ofício, etc.

Concluso: significa que o processo esta na mesa do juiz.

Contestação : Resposta do réu ao pedido do autor.

Custas Judiciais : Taxas cobradas pela justiça para determinado procedimento. Ex. citação do réu.

Deferir o pedido: O juiz defere o pedido, quando concede a parte aquilo que ela esta pedindo; O juiz indefere o pedido, quando nega a parte o que ela pediu.

Inicial: Carta enviada ao juiz pelo autor através de seu advogado descrevendo o que aconteceu e fazendo um pedido ao juiz.

Intimação: É a notificação do juiz a uma ou ambas as partes de um decisão ou requerimento.

Juntada : Normalmente aparece – processo aguardando juntada – isto, tal qual o nome diz, significa que o processo esta em um arquivo aguardando a juntada de um documento que chegou, mas ainda não foi colocado dentro do mesmo. Para entender. O processo esta na prateleira, chega uma petição ou documento que é protocolado no balcão do cartório, tal documento é cadastrado e colocado numa pilha, posteiormente alguém vai nesta pilha e junta os documentos que chegaram ao processo que diz respeito, e de regra, após, remete para o gabinete do juiz.

Nota de Expediente: é a publicação oficial da decisão do juiz.

Partes do Processo: Chama-se parte do processo o autor e o réu.

Prescrição:  Ocorre a prescrição quando devido ao tempo decorrrido a pessoa não pode obter mais acesso ao seu direito através da justiça.

Presidente da sessão:  Chama-se de presidente da sessão o juiz, desembargador que coordena a sessão de julgamento, dando a palavra, abrindo e fechando a sessão, etc.

Relator: Desembargador que relata o processo aos demais julgadores.

Relator p/Julgamento: significa que o processo foi para mesa do relator para que este julgue.

Remessa ao distribuidor: Ocorre quando o juiz determina que o processo volte a central de distribuição e cadastramento dos processo a fim de anotar alguma modificação no cadastro do mesmo no sistema de informática. Exemplos: deixar de ser AJG, mudar o valor da causa, mudar o número, a vara, corrigir erro de digitação no nome das partes, etc.

Remessa ao órgão julgador: significa que o processo foi enviado para os responsáveis pelo seu julgamento

Réplica: É a resposta do autor a contestação.

Sentença: Decisão lançada no processo pelo Juiz.

Sessão de julgamento: é a reunião realizada nos órgãos de julgamento colegiados na qual são julgados os processos submetidos ao mesmo. Nestas sessões de regra participam três desembargadores/ministros, e nelas podem estar presentes as partes e advogados. Nas sessões conforme o caso os advogados podem fazer sustentação oral na defesa de sua causa. 

STJ e STF: São os tribunais superiores – terceira e última instância – ficam em Brasília, e julgam os recursos contra as decisões dos Tribunal Estaduais.

Tribunal: órgão colegiado formado por diversos desembargadores (tribunais estaduais), ou ministros (tribunais superiores). Os tribunais julgam os recursos contra as decisões dos juizes, e dos tribunais inferiores. (Juiz -> Tribunal Estadual (ou regional) -> Tribunais Superiores) 

Vistas as partes: É quando o juízo intima as partes para irem ao cartório ver uma decisão sua.

Vogal: É o participante do órgão colegiado (três membros) que não é o presidente da sessão, nem o relator do processo, mas que vota no processo, provendo ou não um determinado caso.



Fluxo resumido de um processo cível

1. O processo se inicia com o envio pelo autor da inicial ao juiz. Caso o autor tenha requerido Assistência Judiciária Gratuita – a primeira coisa que o juiz faz é manifestar-se a respeito da AJG.

* O juiz pode tanto mandar o autor juntar mais documentos para se pronunciar sobre a AJG como pode indeferir ou deferir o pedido de AJG.

* Caso o juiz indefira o pedido de AJG, cabe um recurso para o Tribunal de Justiça chamado Agravo de Instrumento.

* Se a parte ganhar este recurso não precisa pagar custas, se perder pode optar entre pagar as custas ou desistir do processo.

2. Resolvida a questão da AJG, o juiz vai analisar a questão da antecipação de tutela/liminar, podendo tanto deferir como indeferir o pedido. Se ele indeferir cabe recurso – Agravo de Instrumento – para o Tribunal de Justiça, superada a questão o juiz manda citar a outra parte para contestar a ação.

3. A parte contesta a ação.

4. O juiz manda intimar o autor para apresentar réplica à contestação do réu.

5. Apresentada a réplica o juiz intimas as partes perguntando se elas querem apresentar outras provas.

6. Se as partes desejarem outras provas deverão aprestá-las, ou se desejarem provas testemunhais ou depoimento pessoal, será marcada uma audiência.

7. Realizadas as provas o juiz intimará as partes para que se manifestem sobre as mesmas e apresentem memoriais.

8. As partes se manifestam e após o juízo sentencia o processo.

9. Da sentença cabe um recurso para o Tribunal chamado de apelação.

10. No Tribunal a apelação será julgada por uma Câmara a qual é composta por três desembargadores.

11. O tribunal decidirá o processo através de um acórdão.

12. Do acórdão do Tribunal cabe recurso para o STJ e o STF – Chama-se de Recurso Especial o que vai para o STJ e de Extraordinário o que vai para o STF.

13. Das decisões do STJ e STF não cabem mais recursos.

14. O processo retorna para a vara de origem e o juiz manda as partes se manifestarem;

15. Se o processo depender de liquidação, inicia-se quase que um novo processo com todas as fases novamente.

16. Após a liquidação apurado o valor, se a parte não pagar, se inicia um processo de execução que pode ter quase que todas as fases novamente.

Obs.: Recentes alterações na Lei permitiram que se abrevie muito a liquidação de sentença e o processo de execução deixando estes mais rápidos.



Dúvidas

Este site esta sempre em construção, mande suas dúvidas para que possamos continuar atualizando o mesmo.

  Caso tenha alguma dúvida mande sua pergunta para o e-mail do consumidor online consumidoronline@ibest.com.br – que lhe responderemos, ou ainda entre em contato pelo telefone:

About these ads
  1. #1 por wagner gomes mesquita em 07/05/2009 - 15:23

    bom dia temos um processo civel, que estamos aguardando pubblicacao fomos habilitados agora no processo quanto tempo ainda demora para finalizar o processo, teria como saber se temos alguma conta judicial aberta oprocesso esta em sao sebastiao litoral norte. muito obrigado.

  2. #2 por almir em 08/06/2009 - 22:08

    Tenho 62 anos de idade e exerci as atividades de:
    Inicialmente, recém-formado, era autônomo e atendia paciente enfermos em casa, na condição de técnico de enfermagem, de janeiro de 1976 a janeiro de 1986. Contribuía para a Previdência sobre 8 (oito) salários mínimos;
    A segunda, Laboratório EUNALAB, exerci a atividade de coleta de sangue de abril 1986 a dezembro de 1988, auferindo salário médio de R$680,00 ao mês nos dois primeiros anos e R$ 800,00 a partir de então;
    A terceira, Hospital São João, trabalhava na coleta de sangue, manuseio de pacientes e como instrumentador cirúrgico, de março 1989 a outubro de 1996, como remuneração de R$ 1.300,00.
    A quarta, Hospital Português, no setor de Medicina Nuclear, manipulando material radioativo para tratamento médico, de junho de 1999 a janeiro de 2006, com remuneração de R$ 1.600,00;
    No ano de 2004, descobri que sofria de gota. Como a manipulação de material radioativo exigia manuseio minucioso, acabei sendo demitido, já que a doença lhe restringia determinados movimentos;
    Atualmente, estou desempregado e não tenho condições de saúde para voltar ao mercado de trabalho;
    Gostaria de saber se tenho direito a algum benefício da Seguridade Social, seja assistencial ou previdenciário. Caso positivo, qual o valor médio deste benefício, considerando que os valores das contribuições acima????

  3. #3 por marcos andré carvalho dos santos em 21/07/2009 - 13:55

    tenho duvidas no acompanhamento das cartas precatórias, no sentido de saber se foi expedido. de uma comarca para outra. até porque ficamaos mais atentos para o recebimento.

    como posso saber se as cartas já sairam de suas comarcas? data e hora.

    numero de processo eu ja sei, o dia de publicação, a duvida é o andamento nos cartórios distribuidores. como acessar? comarcas de paty do alferes rj e comarca de petrópolis rj.

    obrigado

    marcos andré.

  4. #4 por regia sales em 05/11/2009 - 16:46

    meu esposo tem um processo na justiça desde 6 do 11 de 2003,so agora eles estam mexendo no processo,agora esta na fase de EXPEDIR ALVARAR gostaria de saber o q significa e guanto tempo tem ainda pra terminar o processo grato.

  5. #5 por Emma em 10/11/2009 - 16:40

    Tenho um processo quitação sistema financeiro de habitação na CEF, em 11/9/09 foi devolvido c/ setença c/ exame do merito procedente. Em 21/9/09, sai a intimação e notificação pela imprensa: publicação sentença. Em 20/10/09 acompanhando o processo está “conclusos para decisão”. Pergunto a CEF pode recorrer? Quanto tempo ela tem depois de publicado a setença para recorrer?

    Grata

  6. #6 por Geraldo Barbosa Ribeiro em 21/12/2009 - 10:33

    Gostaria de saber o que siginifica atos de serventia, descrição: as partes para esclarecimentos do perito.
    E sobre a fase do processo está ni final ou não?

  7. #7 por Edilson Ribeiro em 21/09/2010 - 14:37

    Boa Tarde,

    Tenho um processo civel na justiça desde março de 2008. Estou acompanhando o andamento do processo pelo site do TJ, porém algumas coisas não entendo. Por exemplo, neste processo, na parte que aparece sentença proferida, o juiz condenou a ré a pgto de indenizaçao por danos morais, mas depois disso entraram outras coisas no processo, respectivamente na seguinte ordem, aguardando transito em julgado, conclusos e agora por ultimo, aguardando publicação(uma data) – PARA RELACIONAR. O que significa esta ultima alteração e o que tenho que esperar ainda para que o pgto desta indenização seja feito?

    Aguardo resposta e desde ja agradeço,

    Edilson

  8. #8 por Edilson Ribeiro em 24/10/2010 - 15:24

    Boa Tarde,

    Tenho um processo civel na justiça desde março de 2008. Estou acompanhando o andamento do processo pelo site do TJ, porém algumas coisas não entendo. Por exemplo, neste processo, na parte que aparece sentença proferida, o juiz condenou a ré a pgto de indenizaçao por danos morais, mas depois disso entraram outras coisas no processo, respectivamente na seguinte ordem, aguardando transito em julgado, conclusos e agora por ultimo, aguardando publicação(uma data) – PARA RELACIONAR. O que significa esta ultima alteração e o que tenho que esperar ainda para que o pgto desta indenização seja feito?

    Aguardo resposta e desde ja agradeço,

    Edilson

  9. #9 por Adriano E. da Rosa em 30/11/2010 - 23:35

    Estou acompanhando o meu processo que deu negativo e depois recorrei novamente, que é retificação de registro, ou seja é o acréscimo do sobrenome da minha mãe, e segundo o movimento do processo consta :

    Aguardando cumprir despacho
    Juntada de manifestação ministerial
    Recebimento pelo Cartório

    Segundo esses movimentos o que significa?
    Obrigado

  10. #10 por Claudemir de Sousa Freitas em 24/02/2011 - 17:41

    Quero saber se tenho subsídios em ser restituido do valor pago em um consórcio no qual sou desistente contrariando a alegativa do consórcio em restituir-me somente no final do grupo ou em sorteio.

  11. #11 por Rose em 31/05/2011 - 22:23

    Eu gostaria de saber porque que ja foi digitada a carta precatoria ao inves de ser expedida foi a conclussao ao juiz denovo e o juiz deu despacho para mero expediente, e depois foi remessa ao cartorio 15 dias. Ao inves de ser expedida a precatoria logo?

  12. #12 por Maria da Penha Cavalcante em 20/07/2011 - 12:59

    Abri processo contra o BMG, porém desisti de dar continuidade, como cancelar?

  13. #13 por Luciana em 17/08/2011 - 23:32

    a ultima moviemtaçao em um processo foi em 2009 e diz rearquivamento, o que tenho que fazer, posso recorrer?

  14. #14 por edson a barbosa em 18/10/2011 - 11:35

    egradeso pelas esplicasoes, mas ainda tenho duvidas cuanto o que e {praso 14 } num proceso, que estou aguardando para receber.gostaria que se pudecem me responder tabem oque e esse praso 14 .desde ja muito obrigado;

  15. #15 por Josiane em 20/10/2011 - 14:08

    Tenho um processo de acao de alimentos a 2 anos e gostaria de saber se tenho direito ao tempo atrasado ke nunca meu filho recebeu? Josiane

  16. #16 por Torres em 26/10/2011 - 08:59

    O q é “Expedição de certidão de prazo”

  17. #17 por geneziana em 17/11/2011 - 09:54

    Gostaria de saber o que significa isso em um processo?Reconhecimento / Dissolução.

  18. #18 por consumidoronline em 25/01/2012 - 21:23

    Olá Geneziana.
    O processo corre na vara da família?
    Por gentileza, passe-nos maiores informações.
    Att
    Consumidor Online

  19. #19 por consumidoronline em 25/01/2012 - 21:27

    Olá Josiane.
    Não compreendi muito bem a pergunta. Por gentileza nos forneça maiores detalhes, para que possamos te ajudar.
    Att
    Consumidor Online

  20. #20 por consumidoronline em 25/01/2012 - 21:29

    Olá Edson.
    Quando você consulta algum processo no site do Tribunal e no acompanhamento processual aparece essa mensagem, significa que o processo está aguardando algum prazo que irá se cumprir nessa data.
    O termo é muito genérico, e pode significar várias coisas.
    Se por exemplo você está aguardando o pagamento nos autos desse processo, pode ser prazo para a parte efetuar o depósito, pode ser uma prazo para você se manifestar sobre os valores depositados, etc.
    Att
    Consumidor Online

  21. #21 por consumidoronline em 25/01/2012 - 21:33

    Olá Luciana.
    Não sabemos do que se trata o processo.
    Mas provavelmente se processo foi rearquivado, significa que alguém requereu o desarquivamento dele, e que após um prazo, ele foi novamente arquivado.
    Att
    Consumidor Online

  22. #22 por consumidoronline em 25/01/2012 - 21:38

    Olá Maria da Penha
    Você deverá procurar o seu advogado, que peticionará nos autos a desistência.
    Se a parte contrária (BMG) já tiver sido citada, ela deverá consentir com a desistência. (art. 267, inciso VIII, §4º do Código de Processo Civil)
    Att
    Consumidor Online

  23. #23 por consumidoronline em 25/01/2012 - 21:41

    Olá Rose.
    Para o cumprimento da expedição de carta precatória, são necessários outros procedimentos e não apenas a “confecção da carta”.
    É necessário um Ofício para o Juiz de onde a carta será deprecada, o cartorário confecciona e envia para o juiz assinar. Depois o cartório irá encaminhar para o juiz da cidade onde a carta será enviada, e etc…
    Att
    Consumidor Online

  24. #24 por consumidoronline em 25/01/2012 - 21:58

    Olá Claudemir.
    Todos os consorciados que desistirem do contrato, poderão ao final, serem restituidos dos valores pagos.
    A restituição será devida somente após 30 dias do encerramento do grupo consorcial.
    Os consórcios são regulamentados pelo Banco Central, através da Lei 11.795 de 8 de outubro de 2008, sancionada pelo presidente Lula.
    Com relação ao tema existe precedente no Superior Tribunal de Justiça, (Rcl 3752/GO, Rel. Ministra NANCY ANDRIGHI, SEGUNDA SEÇÃO, julgado em 26/05/2010, DJe 25/08/2010).
    Att
    Consumidor Online

  25. #25 por consumidoronline em 25/01/2012 - 22:07

    Olá Marcos.
    Você pode consultar o processo pessoalmente no balcão da Vara onde ele se encontra.
    Também poderá consultar no site do Tribunal, através dos nomes das partes se já existe algum processo na comarca onde a carta foi enviada. Caso ele exista é sinal que a carta já foi recebida na comarca, e será dado cumprimento.
    Att
    Consumidor Online

  26. #26 por Adelaide rodrigues Rosendo em 27/02/2012 - 12:53

    Pergunta: gostaria de saber, quanto tempo é possível para um réu ir para jure popular, esse é o caso do meu filho que cometeu um crime dia 31/05/2010. Sem mais agradeço caso seja possivel. Atenciosamente Adelaide

  27. #27 por consumidoronline em 28/02/2012 - 11:54

    Olá Adelaide.

    Inicialmente cumpre informá-la que devido a falta de servidores nos fóruns, não existe um prazo específico para que o seu filho seja pronunciado e levado ao Júri.

    A lei prevê estapas no processo criminal, e inicialmente ao ser denunciado pelo crime de homocídio, o réu será intimado para apresentar defesa por escrito, depois o juiz irá designar audiência para instrução, por último proferirá sua decisão.

    Na audiência de instrução, as partes apresentarão suas testemunhas. Se houver testemunhas em outras Comarcas serão ouvidas por carta precatória, isso levará mais tempo ainda.

    Após a oitiva da vítima, das testemunhas de acusação e defesa, e do réu, abrir-se-á vista para Alegações Finais (última manifestação por escrito das partes, antes da sentença)

    Somente após o procedimento todo concluído é que o juiz irá proferir a sua decisão de 1ª Fase, podendo Pronunciar o Réu.

    Ainda assim, dessa decisão cabe recurso do Réu, e somente após o julgamento desse Recurso em 2ª Instância, é que será designado a data do Júri.

    Todos esses procedimentos podem fazer com que um Júri seja realizado após 03 anos do cometimento do crime.

    Tudo depende da dinâmica processual, e cada caso é específico.

    ****Consulte sempre um advogado***

    Att
    Consumidor Online

  28. #28 por consumidoronline em 28/02/2012 - 11:56

    Olá Torres.

    Essa expressão significa o ato de certificar / declarar nos autos do processo que um determinado prazo foi cumprido / ou não.

    Att
    Consumidor Online

    ***continue sempre nos seguindo***

  29. #29 por consumidoronline em 28/02/2012 - 12:00

    Olá Adriano.

    Significa que o processo acabou de ser analisado pelo Ministério Público, e o mesmo se manifestou a respeito.
    Após a manifestação do MP o processo sobe conclusos ao juiz, que irá proferir alguma decisão.

    – Aguardando cumprir despacho – significa que o Juiz determinou algum ato no processo.

    Att
    Consumidor Online

  30. #30 por consumidoronline em 28/02/2012 - 12:02

    Olá Geraldo,

    Significa que o escrevente responsável peo seu processo irá intimar as partes para se manifestarem sobre os questionamentos feitos pelo Perito no processo.

    Att
    Consumidor Online

  31. #31 por paulo em 24/03/2012 - 00:11

    boa noite amigo quando esta aguardando prazo
    e prazo de 10 dia ou de quinze dia

  32. #32 por paulo em 24/03/2012 - 00:42

    boa noite amigo tem um amigo meu que ele e nalfabeto ele recebeu um cheque dessa pessoa agora a pessoa quer tomar a casa dele . dek forma o juiz olha esse processo
    se a pessoa nalfabeto fui enganado achando que era uma ajuda
    no fim a pessoa queria tomar a casa so porque ele acinou um recibo mal mal ele sabem acinar o nome . favor me ajude eu quero ajudar essa pessoa nao e justo ser enganado muito meu amigo
    podem responder pelo meu email palomarcos2015@bol.com.br

    aguardo seu retorno deus abençoe

  33. #33 por Tamara em 30/03/2012 - 13:20

    o que significa “Aguardando confecção relação intimação advogado”? Foi juntado as alegações finais do MP faltam somente as alegações dos advogados…

  34. #34 por Nestor Calbo Ramos em 01/04/2012 - 14:43

    Se um funcionário entra na justiça, pedindo insalubridade, depois de todo andamento do processo, ganha a causa. Porque se outro funcionário, na mesma função , precisa esperar o mesmo tempo(que é muitos anos), depois de entrar na justiça também ?

  35. #35 por tatiane correia em 03/04/2012 - 17:39

    ola meu nome é tatiane meu marido foi preso p trafico ele ja teve audiencia foi reu confeso mais nao
    foi condenado é reu primario ele ja ta um ano e tres meses gostaria de sabe quanto tempo ele pode fica la dentro

  36. #36 por Alfredo Costa em 13/04/2012 - 20:19

    eu tenho um processo judicial e a resposta que esta no sit e ( Aguardando prazo caixa ) o que seria isso ?
    esse processo ja tem 7 anos sera que agora sai ?

  37. #37 por ELAINE em 25/05/2012 - 04:53

    Eu morei com o meu falecido companheiro 5 anos,entrei com um processo pois o inss negou união estável,o juiz decidiu e deu a tutela antecipada.Já recebo como companheira faz 3 meses.O inss recorreu nos atrasados e os outos subiu.No local fisico estava Despacho Proferido
    Cumpra-se o V. Acórdão. Procedam-se as anotações quanto ao trânsito em julgado e extinção junto ao sistema. No mais, aguarde-se manifestação da requerente por 06 meses. Silente, ao arquivo. Int.,e agora no local fisico esta ADVOGADO..o que sognifica os dois.Obrigada

  38. #38 por ninguem em 03/06/2012 - 15:30

    obrigada pela falta de atenção.Apagaram minha pergunta e sequer tiveram a capacidade de responder.Fiquei dias e dias olhando para ver se tive alguma resposta e agora ao ver não esta mais aqui.Tinha guardado a pagina mas agora excluo.bye agora pode apagar pois não me interessa mais a sua opinião.

  39. #39 por dane se em 03/06/2012 - 15:32

    Isso aqui é um lixo

  40. #40 por DORALICE CAMARGO em 03/06/2012 - 15:37

    meu processo foi para trf 3 e agora ta local fisico advogado o que quer dizer porque ja foi julgado mas tenho uma quantia a receber do inss atrasados.obgda

  41. #41 por LUCIO MIGUEL DE OLIVEIRA em 26/06/2012 - 22:28

    PARABENS PELO SITE ,MUITO BOM

  42. #42 por francisco em 26/07/2012 - 09:25

    olá.o meu processo esta no gabinete do juiz previdenciario.o que pode acontecer agora já esta concluso para jugamento.

  43. #43 por Mari em 27/07/2012 - 20:16

    Fui locatária de um imovel cujo proprietario recebeu uma notificação da prefeitura sobre IPTU não pago. Estou sendo cobrada da imobiliaria pelo pagamento deste valor, mas como pelo contrato, o iptu deveria ser cobrado juntamente com o aluguel e a imobiliaria não me repassou esta cobrança, me disponibilizei a pagar apenas o valor referente ao iptu, sem multa, juros e honorarios, ja que acredito ter sido falha deles nao me repassar este imposto na data correta. Eles estao irredutiveis e querem me cobrar o valor global ameaçando entrar com ação caso nao pague. Como posso me defender nesta situação? É melhor pagar o valor ou vale tentar uma defesa?

  44. #44 por alexandra em 06/08/2012 - 23:48

    Gostaria de saber se quando a juiza libera a nota de expediente com a sentença mandando cumprir em 45 dias tem que cumprir?( INSS) obrigada

  45. #45 por Ana Maria Somavilla Marzari em 16/08/2012 - 19:43

    Boa Noite,
    Gostaria de saber se uma pessoa quando perde uma causa na justiça ,se ela é obrigada a pagar o valor da abertura do processo mais o advogado da outra pessoa envolvida .
    Fico no agaurdo

  46. #46 por silmara em 28/08/2012 - 09:56

    no meu processo so aparece juntada recurso…o quer dizer?

  47. #47 por Luis em 30/08/2012 - 01:26

    Consumidor, poderia me esclerecer o que se trata tal andamento de processo ? … grato …
    31/07/2012 16:00

    Movimentação Cartorária tipo Expedir solicitação de Honorários

    31/07/2012 15:59

    Devolução de Remessa

    31/07/2012 15:58

    Devolução de Remessa

    31/07/2012 11:37

    Juntada

    18/07/2012 14:41

    Remessa, Carga Para INSS por motivo de Vista

    18/07/2012 14:39

    Remessa, Carga Para Autor por motivo de Vista

    13/07/2012 13:36

    Intimação de Informação de Secretaria – Publicação

    13/07/2012 13:25

    Atos Ordinatórios / Informação da Secretaria para Informação de Secretaria

    13/07/2012 13:24

    Devolução de Remessa

    13/07/2012 11:08

    Juntada

  48. #48 por edlene ms em 11/09/2012 - 04:27

    porque e que tem tanta gente inocente na cadeia, e as autoridades acima de juiz e delegado nao faz nada? e o que o juiz quer pronto e acabou, e assim que funciona?.

  49. #49 por suzana em 18/10/2012 - 21:05

    meu marido esta num processo e no processo esta na localização na serventia : dig.familia-pilha 02 o qua significa? gostaria de saber como eu sei que já esta no forum para pegar a carta de sentença.
    desde já agradeço a atenção.

  50. #50 por Daiana gomes em 19/10/2012 - 19:56

    no meu processo esta ecrito jun
    tada-oficio o que quer dizer??

  51. #51 por Marcia Rodrigues em 24/10/2012 - 19:25

    Entrei com processo de dissolução litigiosa e acompanhando pelo site encontrei o termo “Mandado Devolvido Cumprido Negativo”
    Local Físico: 24/10/2012 15:09 – Mesa do Escrevente – Setor 3, O que significa ? Desconfio que meu marido tenha “se escondido” do oficial de justiça que foi levar a intimação, se for este o caso o que acontece?

  52. #52 por Fabiana em 26/10/2012 - 10:04

    Bom dia no processo apareceu concluso para assinatura gostaria de saber o que segnifica obrigado

  53. #53 por romildo em 27/10/2012 - 17:00

    ganhei processo contra o inss o recebimento do beneficio pelo loas no acordão e julgamento será que falta muito para começar a receber no trf 5 regiao

  54. #54 por romildo em 27/10/2012 - 17:04

    NEGAR PROVIMENTO À REMESSA OFICIAL E DAR PROVIMENTO, EM PARTE, À APELAÇÃO,mais ganhei pelo acordão será que liberam muito tempo para receber o pagamento?

  55. #55 por ANDERSON SOUZA CONCEICAO em 01/11/2012 - 13:59

    RH.GABJEXPEDIENTE

  56. #56 por Izabele em 11/11/2012 - 15:09

    Minha mãe está com uma causa na justiça federal, e o processo está juntada ela levou alguns documentos de testemunha e ai será que vai demorar muito ainda para o juiz bater o martelo……

  57. #57 por patricio em 26/11/2012 - 01:40

    Tenho uma duvida:
    todo processo a parte perdedora tem direito a recorrer as 2 instancias? Tribunal colegiado e Supremo ou STJ ? No caso d eum processo iniciado num tribunal federal regional em 1° instancia, no caso de recurso qual será o tribunal julgador?

  58. #58 por Cristiane Barbosa em 17/12/2012 - 17:19

    no tribunal de justiça, o que significa quando diz:
    Remetidos os Autos para o Relator (Cancelada)
    ((CARGA VIRTUAL))

    Realizado Cancelamento de Carga

  59. #59 por MARCIA em 08/02/2013 - 00:42

    ATRASEI ALGUMAS PRESTAÇÕES DO MEU CARRO E DEU BUSCA E APREENSÃO,TEM COMO COMEÇAR A PAGAR EM JUÍZO ANTES DE ENTRAR COM O PROCESSO PARA DIMINUIR O VALOR DAS PRESTAÇÕES?

  60. #60 por janaina em 22/03/2013 - 07:05

    no processo do meu irmao diz aguarda providencia de terceiros li que isso quer dizeer que o juiz aguarda providencia de terceiros nao envolvidos no processo oque quer dizer isso

  61. #61 por consumidoronline em 22/03/2013 - 18:34

    Exatamente, aguarda-se providência de terceiros.Provavelmente é um processo que necessita que um terceiro figure no pólo ativo ou passivo da ação.

  62. #62 por Douglas Zanette em 02/04/2013 - 06:41

    Queria saber o que significa PROCESSO NÃO CADASTRADO (57)?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 103 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: